Durante as décadas de 80 e 90 ocorreu a ascensão astronômica do Mangalarga Marchador, tornando-se a maior raça de Equinos da América Latina. Os rumos da criação do nosso cavalo em terras paulistas foram delineados pela extinta Sociedade Paulista dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.
Com o contínuo desenvolvimento da raça começaram a surgir os núcleos regionais que acabaram por substituir os trabalhos da Sociedade Paulista. Em nossa região criou-se o Núcleo dos Bandeirantes de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, associação que contou com o entusiasmo e colaboração de grandes criadores do passado e do presente.
O Núcleo dos Bandeirantes realizou varias atividades pioneiras na região, como a primeira prova de marcha indoor realizada em Jaguariúna, cursos de enduro e cavalgadas planilhadas. Ainda foram realizadas exposições e leilões visando o fomento da raça, sempre enaltecendo a qualidade do cavalo marchador criado no Estado de São Paulo.
O tempo passou. Aquela antiga associação de criadores paulistas perdeu forças, provocando um longo período de afastamento entre os associados. Isso fez com que cada um agisse isoladamente, enfraquecendo de vez a idéia social.
Novos criadores se juntaram em 2009 com o objetivo direto de refazer o saudoso Núcleo Paulista. Uma nova associação foi fundada após um evento beneficente nas instalações do Haras Vale da Prata, ocorrida em 21 de agosto de 2010 na cidade de Porto Feliz/SP.
Foi constituída a primeira diretoria numa reunião histórica entre os amigos do Cavalo Mangalarga Marchador. A sede dessa nova entidade, por uma questão de centralização geográfica, ficou sendo a cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo. A nova entidade ficou denominada como Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Jundiaí, Região e Circuito das Águas. Em homenagem a antiga sociedade de criadores paulistas foi definido que o novo grupo organizado de criadores que se formava teria como nome fantasia o nome de NÚCLEO BANDEIRANTES.
Fizeram parte dessa primeira diretoria os seguintes fundadores do Núcleo Bandeirantes: Wilson de Biasi - José Walter Taborda - Alexandre Ludke de Oliveira - Klebson Campos - Waldemar Pellegrino Junior - Darcio Pereira Junior - Luis Henrique de Simone - Wagner Carille - José Eduardo Simões Filho - Luciano Bracalente - André Tani - Antonio de Pádua Báfero - André Luis de Simone.
Plantada a semente do novo núcleo de criadores do cavalo Mangalarga Marchador no Estado de São Paulo, ocorreu uma grande adesão de novos sócios que perceberam de imediato a importância de se ter uma sociedade específica e atuante às causas do Marchador. Outros nomes de relevada importância técnica como Adhemar Magon, Marcelo Baptista de Oliveira e Luiz Carlos Bueno Ferreira se juntaram à nova iniciativa.
O Núcleo de criadores em tela tem como missão o fomento da raça do cavalo Mangalarga Marchador na vasta região onde está inserido. A política agressiva desse desenvolvimento já se faz presente através dos eventos diferenciados e inovadores postos em prática. Hoje somos 70 (setenta) associados unidos por um mesmo ideal, o amor ao cavalo Mangalarga Marchador.
Traçando metas consistentes, atingíveis, esforços coletivos e aglutinação de ideias conciliadoras, o Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Jundiaí, Região e Circuito das Águas almeja ser um expoente no âmbito nacional. Nesse breve histórico tornar-se preciso mencionar o nome do Presidente da ABCCMM Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat que tudo fez para que esse núcleo fosse solidificado.
Os agradecimentos da atual diretoria.
DIRETORIA